ESPETÁCULO ARENA DE TOLOS ESTÁ NA PROGRAMAÇÃO DO PROJETO CENA MINAS



Nos dia 28 e 29 de novembro a Cia. Acômica encerra o ano de 2009 apresentando o espetáculo “Arena de Tolos, o último de seu repertório, no projeto “Cia. Acômica de Portas Abertas para a Comunidade” contemplado pelo Prêmio Cena Minas. As apresentações acontecerão na sede da Cia. no bairro São Geraldo, com entrada franca.


O espetáculo “Arena de Tolos” é um espetáculo ousado e hilariante, construído diante dos olhos do público, no momento de sua apresentação. e esse mesmo público, por sua vez, passa a ser co-autor da peça, já que mecanismos possibilitam a ele intervir na criação da história. Os atores e o público vão ao encontro do inesperado, em que se conhece o ponto de partida – uma investigação policial – mas nunca seu ponto de chegada. Com esse espetáculo, a Cia Acômica reafirma sua ousadia: a cada apresentação um espetáculo diferente.

“Arena de Tolos” é um espetáculo pautado na improvisação e na inclusão do púbico no processo de construção cênico. Trata-se de uma estrutura dramatúrgica híbrida com uma parte previamente construída e outra totalmente desconhecida, para nós e para o público. Em linhas gerais, sabemos que houve uma denúncia e um crime será investigado. Isto é o que o público vai assistir - uma investigação - com tudo o que isso implica: interrogatórios, acareações, reconstituições, depoimentos de testemunhas, perícias, verdades, mentiras, revelações, etc. Não necessariamente nessa ordem e nem necessariamente com todos estes elementos no mesmo dia. Tudo irá depender do caso e de seu desdobramento, afinal o acaso é parte integrante e senhor desta obra. São principalmente os elementos casuais que irão determinar os rumos da nossa estória, pois não conhecemos a vítima, o culpado, os envolvidos, as testemunhas e sequer o crime.

Enfim, o espetáculo é um jogo de aventuras, onde a imaginação criativa do artista e do público provoca uma intensa produção de adrenalina do início ao fim do espetáculo, o que nos levou a utilizarmos a metáfora de uma arena de touros. Um verdadeiro desafio e muitas vezes sangrento. Mas na “Arena de Tolos” o medo dá lugar ao riso e ao final só há vencedores.



Ficha Técnica: Direção: Rodrigo Campos.

Criadores: Cláudio Márcio, Fábio Furtado, Jória Lima, Luiz Lerro e Rodrigo Campos

Elenco: Carloman Bonfim, Cláudio Márcio e Fábio Furtado.

Direção de cena: Nélson Bam Bam Jr.

Cenário e figurino: Ana Gastelois.

Trilha Sonora: Marcelo Fallahin


Data: 28 e 29 de Novembro / Sábado e Domingo

Horário: 20h Local: Sede Cia. Acômica Endereço: Rua Curi, n° 706, São Geraldo, BH – MG.

Informações: 3481-8524 ou 3461-1633



COMO CHEGAR:


















CIA ACÔMICA APRESENTA CIA ADVERSA - "UM ABRAÇO PRA QUEM FICA"



O espetáculo UM ABRAÇO PRA QUEM FICA surgiu da parceria da Cia Adversa com o coreógrafo Frederico Paredes e com o músico André Oliveira. Foi premiado com o 1º Prêmio Estímulo Espaço Cultural Quik e fez sua estréia nesse mesmo espaço, em Belo Horizonte, em julho de 2008. O espetáculo está na programação da Mostra Rede Teia a ser realizada na cidade de Juiz de Fora em outubro de 2008.
Um abraço pra quem fica coloca intérpretes e público diante das convenções. Criado numa fronteira sutil entre os modos de composição e presença cênica próprios do teatro e da dança, o espetáculo se instala em códigos conhecidos como os cumprimentos e despedidas do nosso cotidiano, a comunicação entre cena e platéia ou a criação de uma coreografia, para ali desfazer o efeito de descaso e alienação próprios do senso comum. Numa composição rica em simplicidade - em que não faltam o humor e o uso do aqui-e-agora como encontro vivo - a presença humana preenche, falta ou transborda a forma de cada gesto, fala ou cena. A dramaturgia se dá em torno da criação de um espetáculo não linear e não narrativo.
Colocando também em cheque o papel do espectador protegido e destacado do artista, a quem o palco normalmente é reservado, o público é disposto em cadeiras dispersas, e o espaço de apresentação é dividido com a platéia, desenrolando-se as cenas no meio dela.
O espetáculo pode ser realizado em espaços alternativos ou palco tradicional, desde que o público possa estar disposto na cena e em volta dela, de acordo com a quantidade de pessoas. A iluminação é simples, com uma geral que acompanha o espetáculo do início ao fim. O som é feito ao vivo, acústico, por um músico.


Ficha Técnica:
Criação e Concepção: Letícia Nabuco, Renata Rodrigues e Frederico Paredes
Direção: Frederico Paredes
Criação de movimento: Letícia Nabuco e Renata Rodrigues
Interpretação: Letícia Nabuco e Renata Rodrigues
Trilha sonora: André Oliveira
Figurinos: Renata Rodrigues
Iluminação: Cia Adversa
Produção: Cia Adversa
Colaboração na pesquisa teórica: Sandro Santiago

CIA ACÔMICA APRESENTA CIA ADVERSA COM O ESPETÁCULO "COMO QUEIRA"

"COMO QUEIRA" é o primeiro trabalho da Cia Adversa, teve sua estréia no Festival Panorama da Dança, no Rio de Janeiro, em novembro de 2007. Este é um dos quatro maiores festivais internacionais de dança contemporânea do Brasil, com participação de trabalhos de diversas cidades brasileiras e de vários países. O espetáculo vem sendo apresentado em diversos eventos na cidade de Juiz de Fora e está na programação da Mostra Paralela do 3o Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora a ser realizada pelo Diversão e Arte Espaço Cultural em outubro de 2008.
O roteiro do espetáculo COMO QUERIA proporciona a participação ativa e direta das pessoas do público que queiram se candidatar para a condução da intérprete. Esta condução pode ser feita por palavras, pelo toque, ou, ainda, através de interação corporal mais intensa. É então estabelecido um jogo onde qualquer outra pessoa da platéia, a qualquer momento ou por qualquer motivo pessoal, pode interromper a condução em andamento através do toque de uma buzina que pára imediatamente a cena.
Subvertendo os papéis que cabem tradicionalmente ao artista e ao público, COMO QUEIRA é um trabalho de pesquisa constante, que se dá não somente dentro da sala de ensaio, mas também, e principalmente, no espaço de apresentação.
Essa dinâmica permite a abertura necessária para que aconteça a produção de um espetáculo diferente a cada encontro com uma nova platéia. Um DJ faz, ao vivo, a sonoplastia do espetáculo.

Ficha Técnica:
Concepção: Letícia Nabuco e Renata Rodrigues
Interpretação: Letícia Nabuco
Criação de movimento: Letícia Nabuco
Direção teatral: Renata Rodrigues
Sonoplastia: Cléber “Kureb” Horta
Produção: Cia Adversa

CIA ACÔMICA RECEBE CIA ADVERSA PARA REALIZAÇÃO DE IMPROVISAÇÃO CÊNICA




Cia. Acômica recebe Cia. Adversa

Encontro pretende a trocas de experiências entre os grupos de Belo Horizonte e Juiz de Fora. Programação inclui oficina e apresentação de espetáculos.

Do dia 16 ao dia 22 de novembro a Companhia Acômica receberá em sua sede a companhia Adversa, da cidade de Juiz de Fora, MG como parte integrante do projeto “Cia. Acômica de Portas Abertas para a Comunidade”, projeto financiado pelo Prêmio Cena Minas. O objetivo do intercâmbio é a troca de experiências entre as companhias, parceiras de longa data, e o diálogo das diferentes linguagens artísticas desenvolvidas pelos grupos. A programação vai acontecer na sede da Cia. Acômica, no bairro São Geraldo, com entrada franca. Informações pelo telefone: 3481-8524.


A Cia. Adversa
A Cia. Adversa, sediada no Diversão & Arte Espaço Cultural de Juiz de Fora – MG, teve sua criação a partir do interesse das artistas Renata Rodrigues e Letícia Nabuco em investigar a interface entre teatro e dança. A parceria iniciou-se em 2007 e teve o primeiro resultado com o espetáculo “Como Queira”, criado em parceira com o DJ Kureb Horta (JF), que estreou no Festival Panorama de Dança (RJ), neste mesmo ano. A continuação das pesquisas do grupo resultou na criação de um segundo trabalho, “Um Abraço para Quem Fica”, para o qual foram convidados dois profissionais, o coreógrafo Frederico Paredes (RJ) e o músico André Oliveira (JF). Este espetáculo foi selecionado para o primeiro Prêmio Estímulo Espaço Quick (BH) e teve estréia neste mesmo espaço em 2008.

As Artistas
Letícia Nabuco é licenciada em dança pela faculdade Angel Vianna (RJ). Formou-se também no curso Pilates em Movimento pelo Studio Mariana Lobato (RJ) e no Curso de Avaliação Postural e Abordagem Preventiva na Dança no Instituto de Reeducação Corporal Núbia Barbosa (RJ). Fundadora do Diversão e Arte Espaço Cultural de Juiz de Fora, MG, onde atua como professora e coordenadora de projetos como: Jam sessions, Improvável – Núcleo de Estudos do Improviso e Curso de extensão em Consciência Corporal, este último em parceria com a Faculdade Angel Vianna (RJ).

Renata Rodrigues é especialista em psicologia do desenvolvimento humano pela UFJF. Formou-se atriz pelo teatro universitário da UFMG com o espetáculo A Alma boa de Setsuan, escrita por Bertold Brecht e dirigida por Cida Falabella (1995). Atuou como produtora local do projeto Rede TEIA de experimentações nas artes cênicas na cidade de Juiz de Fora no ano de 2008. Professora do Diversão e Arte Espaço Cultural de Juiz de Fora, MG, em projetos como: Jam sessions, Improvável – Núcleo de Estudos do Improviso e Curso de extensão em Consciência Corporal, este último em parceria com a Faculdade Angel Vianna (RJ).

Oficina de Improvisação Cênica
A Oficina de Improvisação Cênica propõe a investigação das linguagens do teatro e da dança através do exercício da improvisação. O objetivo é trabalhar com os participantes elementos fundamentais para o momento da cena: percepção do espaço e do outro, precisão e rapidez de resposta, noção da cena como uma totalidade, conscientização corporal e noções de transferência de peso e alinhamento. São utilizadas como suporte, técnicas de improvisação como jogos teatrais, contação de história, contato improvisação e o método de consciência corporal Angel Vianna. A oficina é voltada aos interessados que possuem alguma experiência em artes cênicas – estudantes de diversos níveis, amadores ou profissionais.


Inscrição

Os interessados deverão se inscrever enviando breve currículo para o e-mail
ciaacômica@uol.com.br até o dia 13 de novembro de 2009 e aguardar confirmação por e-mail ou telefone após as 18 horas do mesmo dia.
Número de vagas: 20
Período de realização: 16/11/2009 a 20/11/2009, de segunda a sexta-feira.
Horário: das 14 às 18h.
Local: Sede Cia. Acômica - Rua Curi, n° 706, São Geraldo, BH – MG.
Informações: 3481-8524.

A oficina é gratuita.
Serão emitidos certificados.