No período de 07 de Abril a 12 de maio de 2008, iniciou-se a mobilização em Juiz de Fora, promoveram-se contatos e parcerias com os principais focos mobilizadores da cidade. A partir do dia 13 de agosto, iniciou-se O Núcleo de Investigação Teatral com “O treinamento físico do ator como base para construção da personagem”. O Núcleo, destinado a atores, bailarinos, educadores, arquitetos, estudantes de artes e letras, é desenvolvido em parceria com Luciana Fins, diretora local convidada e membro da Cia 3meia9.
O Núcleo conta com o suporte efetivo da Cia Acômica, além das oficinas de acompanhamento nas áreas de Dramaturgia orientada por Glicério Rosário; Cenário e Figurinos com Inês Linke e Cenotecnia e Iluminação com Felipe Cosse.
Semelhante a uma escola livre de teatro, o processo de criação do Núcleo tem duração de seis meses e utilliza técnicas de manipulação e criação de bonecos, teatro de formas animadas, pantomima, e mímica. O Núcleo propõe a criação de um espetáculo a partir de histórias orais regionais e músicas tradicionais, transformando-as em texto dramatúrgico, tendo a musicalidade como centro do jogo cênico. O resultado é uma montagem final que tem como mote “75 Minutos”.
Durante seis meses vários artistas se reuniram para entre outras atividades trocar experiências teatrais como forma de se aprimorar. Através do ambiente proporcionado surgiu a ligação do Núcleo de Dramaturgia que, colocando em prática técnicas utilizadas e improvisos fez com que surgissem os personagens e os fragmentos deste trabalho formulando a história “75 minutos”. Esta fascinante história faz com que os personagens são levados a uma vila através de panfletos. Cada personagem tem em mente buscar este tão desejado espaço.
O local já possui alguns moradores e os que acabam de chegar tentam ocupar seu espaço. “75 minutos” faz o público interagir sendo um grande diferencial deste trabalho a arquibancada permanecer ao meio deste local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário