Nucleo de Investigação Teatral em Montes Claros - Exercício nº 1 sobre Catrumano


Em Montes Claros o núcleo de investigação teatral “O treinamento físico do ator como base para construção da personagem e como suporte para a realização do espetáculo cênico” para atores, bailarinos, estudantes de arte e interessados na área de artes cênicas.
O núcleo é uma das principais ações da Rede TEIA, visando à formação e aperfeiçoamento de profissionais ligados às artes, resultando em uma montagem ao final do processo. O trabalho é desenvolvido pela Cia Acômica em parceria com Glicério Rosário Dramaturgo e Diretor de Belo Horizonte e Leonardo Alves diretor local convidado e professor da Unimontes. Tendo como pedagogia norteadora a junção da prática com a ação formativa, perpassando por todas as fases de construção de um espetáculo teatral.

Além da participação efetiva dos integrantes da Cia Acômica, do Dramaturgo e do diretor local convidado, o núcleo agregou ainda outros profissionais que integram o processo de criação com a oferta das Oficinas de Cenário e Figurino com Ana Gastelois, graduada pela Escola de Belas Artes da UFMG e Iluminação e Cenotecnia com Felipe Cosse, Coordenador Técnico do Galpão Cine Horto e dos Espaços alternativos do FIT-BH/2008.

Durante todo o processo foi aplicada a metodologia de trabalho desenvolvida pela Cia Acômica, com base nas técnicas teatrais de Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, princípios da Biomecânica de Meyerhold, Teatro-Dança e Capoeira Angola. O núcleo, totalmente gratuito, tem duração de seis meses.
O Resultado do núcleo pôde ser conferido na Casa do Tambor,sempre às 19h30 do dia 17 a 28 de setembro.


O Processo:
Durante 06 meses, dez alunos participaram de todo o processo de construção de um espetáculo teatral. Os integrantes juntamente com o Dramaturgo,os Oficineiros e Cia Acômica,contaram o que viveram e ouviram e o mote proposto por eles é a ideologia da mineiridade, identificar o lugar ocupado pelo Norte de Minas, a construção de uma identidade,há diferença entre Baianeiros e Mineiros? Estar num lugar distinto, as várias relações,sociais,raciais e religiosas, os desejos, os anseios, a exclusão. Todas essas questões desenham figuras e personagens que contam a história e a cultura do Norte de Minas. Um diagnóstico do ser Catrumano.

Coordenação e supervisão de Criação: Cia Acômica – Cláudio Márcio e Nelson BamBam
Oficinas de Acompanhamento:
Dramaturgia: Glicério Rosário
Cenário e Figurino: Ana Lana Gastelois
Iluminação e Cenotecnia: Felipe Cosse
Pesquisadores-Atores: Ana Flávia Amaral, Antonella Gomes Sarmento, Gabryel Sanches,Leonardo Alves,Soraia Santos, Tassiane Dias Figueiró e Tatiana Teles.
Produção: Vinícius Menezes
Assistente de Produção: Ana Flávia Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário